Educação de Idiomas Acelerada por IA – Inteligência Artificial
A nova era do estudo de idiomas já começou!
Meu filho Vinicius de 11 anos faz Kumon desde 2021. Hoje, sem ninguém pedir, ele pega a agenda do colégio e começa a fazer a tarefa de casa sozinho. Não só da disciplina que cursa no Kumon, a qual hoje é um dos premiados aqui, mas ele faz isso com todas as outras matérias.
O resultado desse ESFORÇO e DISCIPLINA DELE: boletim cheio de 9 e 10. Mas o que me impressiona não são as notas — é sua atitude.
É uma prova que o Kumon é um INVESTIMENTO. Porque Vinicius "aprendeu a aprender" porque o método exercita os músculos da disciplina, autonomia e dedicação. NINGUÉM CONQUISTA ISSO SEM ESFORÇO.
Considero o Kumon uma tecnologia de aprendizagem: uma das primeiras, senão a primeira forma de ensino à distância (EAD), onde o aluno poderia aprender sem precisar estar no mesmo ambiente do professor. Os "bloquinhos" eram uma forma de EAD.
Assim como o Kumon, a Inteligência Artificial também é uma tecnologia de aprendizagem — mas agora é o cérebro humano que precisa aprender a usá-la.
Como a Inteligência Artificial (IA) deve ser aplicada na Educação?
Se aplicada da forma correta, com orientação, método e propósito, a IA pode acelerar todo o seu POTENCIAL DE ...
- Aprendizagem de idiomas (nosso tema)
- Criação de imagens, vídeos
- Elaboração de textos, artigos, livros
- Profissional (advocacia, marketing, medicina...)
... SEM SUBSTITUIR O ESFORÇO DO RACIOCÍNIO HUMANO.

Como fazer a transição segura da Era da informação digital para a Era da IA ?
Como humanos, sempre armazenamos a informação em nossos cérebros biológicos, depois de forma analógica (em impressos, fitas, discos etc) e só quando chegamos ao século 21, após o BOOM tecnológico do computador e da World Wide Web (internet), foi que o passamos a DIGITALIZAR e transmitir o CONHECIMENTO de forma virtual, ILIMITADA.
O resultado desse processo extrapola a "Teoria da Multiplicação" (Buckminster Fuller), porque todo o conhecimento humano produzido até o século 19, já foi multiplicado mais de 4 vezes.
E agora, na ERA DA IA (Inteligência Artificial), a previsão dos pesquisadores é que o conhecimento DOBRARÁ EM 12 MESES. Em setores como saúde (health tech), pode dobrar a cada 73 DIAS.
O cérebro biológico humano pode suportar essa velocidade e quantidade massiva de informação?
Sabe a sensação de estar "correndo atrás", de "não estar dando conta", ou como se diz: F.O.M.O. (fear of missing out)?
O cérebro humano exibe alta plasticidade, formando novas conexões sinápticas com o aprendizado acelerado (gamers são estudados por isso), porém o excesso de informação pode levar à poda neural, ficando rápido demais para pensar com profundidade.
- Alerta para o RISCO REAL DE DANOS CEREBRAIS causados pelo consumo excessivo dos vídeos curtos e rápidos das redes sociais !
Em outras palavras: excesso de informação e a velocidade podem levar à fadiga cerebral devido ao information overload.
Estratégias para acelerar com a IA e evitar os sintomas negativos:
Partindo do princípio que não se deve ignorar a IA, é importante preservar a plasticidade cerebral, promovendo o uso equilibrado da IA como ferramenta de ampliação, expansão ... SEM SUBSTITUIR O ESFORÇO DO RACIOCÍNIO HUMANO.
Na minha visão, é possível atingir uma INTELIGÊNCIA AUMENTADA, uma simbiose entre inteligência cerebral + inteligência artificial.
Integrar o raciocínio neural (tico e teco) aos recursos artificiais da IA otimizados, sem comprometer o ritmo e as habilidades cognitivas do cérebro biológico, evitando o risco (real) do pensamento preguiçoso.
Nem substitui, nem compete, trabalha junto — COOPERA com a IA.

Como COOPERAR acelera o aprendizado de idiomas, sem atrofiar sua musculatura cerebral?
Cérebros preguiçosos usarão "tradutores", fones de ouvido inteligentes... todas essas facilidades evitarão o ESFORÇO. E assim como um músculo que atrofia, reduzir o exercício cerebral na ERA da IA pode ser muito perigoso, especialmente em crianças e adolescentes.
Estudos comprovam que o aprendizado de inglês e japonês desenvolve habilidades neurais específicas - maior eficiência em processamento fonológico para o inglês e visuoespacial para o japonês, devido às diferenças em suas estruturas gramaticais, ortográficas e de escrita que alteram a organização cerebral.
- Mais Plasticidade neural
- Melhora funções executivas
- Atrasa o declínio cognitivo (atrasa Alzheimer em 5 anos)
- Aumenta a densidade de matéria cinzenta
- Cria maior conectividade em regiões como o lobo temporal e parietal
- Melhora na Função Cognitiva
É possível colher o máximo do Método Kumon com o melhor da IA ?
O Método Kumon trabalha de forma natural a manualidade, a escrita à mão (mesmo na sua versão digital), aumenta a neuroplasticidade, exercita o músculo da disciplina e EXIGE ESFORÇO CEREBRAL.
Isso é OURO na ERA da IA! Por isso nem pensem em mudar ou trancar o Kumon! Pensem em incluir mais uma língua...
Há uma dor comum nos alunos de idiomas, de qualquer escola: a conversação. A fala não flui tão bem quanto à escrita e mesmo com bom vocabulário, é preciso treinar a pronúncia, se comunicar com frequência e CLAREZA.
Foi assim que nasceu a R.I.O.
R.I.O. é a primeira agente de IA criada para conversar com você sobre o que você ama — e destravar a sua fala.
- Responsive (responsiva)
- Interlingual (multilíngue)
- Overseer (orienta)
Ou seja, ela é personalizável, e conversa de forma fluida, usando DIÁLOGOS, como uma amiga.

A R.I.O. é uma agente de IA que destrava a fala (speaking) e treina a conversação.
- Corrige sua pronúncia com paciência infinita e seguindo um método;
- Treina conversação sobre assuntos que você se interessa;
- Desbloqueia sua CONFIANÇA na fala, destrava a conversação e pode ser personalizada para suas necessidades específicas: viagem internacional, esportes, intercâmbio, testes, jargões profissionais e mais.
Hoje aqui estão os primeiros do KUMON Centro Comercial Alphaville, os primeiros de suas escolas, também poderão ser os primeiros a experimentar a R.I.O.!
Para se candidatar ao lançamento da R.I.O., basta entrar para o Grupo Exclusivo do WhatsApp que está na tela, onde terão todas informações e ainda acesso a uma condição especial.
Entre agora mesmo e esteja entre os pioneiros na ERA da Inteligência Artificial com a R.I.O.:

Se meu filho aprendeu a aprender no Kumon, imagine o que nossos filhos aprenderão quando cooperarem o cérebro humano à inteligência artificial.
O futuro do aprendizado chegou. E ninguém aqui pode ficar de fora!
Vamos nos tornar fluentes nesse futuro — AGORA!!!
Muito Obrigado. Parabéns aos premiados Kumon!
Guz Aguillar
